top of page

VISTO D4 - PARA ESTUDANTES



Esse é o visto ideal para quem deseja ESTUDAR em Portugal.


Sabemos que Portugal possui universidades que são consideradas as melhores do mundo e da Europa e, com isso, naturalmente acaba se tornando extremamente atrativa para estudantes estrangeiros, principalmente brasileiros.


Se você deseja estudar em Portugal, esse artigo que te ajudará a entender o visto dedicado aos estudantes.


VISTO D4:

O visto D4 destina-se a estudantes que buscam cursar faculdade, pós-graduação, doutorado, mestrado, ensino secundário (fundamental ou médio), estágio, intercâmbio e voluntariado.


Como solicitar o visto D4?

Para requerer o visto D4, é necessário apresentar, juntamente com sua solicitação, o comprovante de matrícula em uma instituição de ensino portuguesa ou carta de aceitação.


Além disso, é preciso comprovar que possui renda mensal equivalente a um salário mínimo português, que em 2024 é de 820€.


Para alunos do ensino secundário, é preciso ter um termo emitido pela família ou prova de alojamento e ter entre 14 e 21 anos de idade.


Uma vantagem para os brasileiros que desejam ingressar em universidades portuguesas é que mais de 50 instituições aceitam a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de ingresso.


Cada universidade tem seus próprios requisitos, além da nota do ENEM, que podem e devem ser consultados diretamente na instituição de seu interesse.


Algumas das universidades que aceitam nota do ENEM:

  • Universidade de Coimbra;

  • Universidade de Lisboa;

  • Universidade do Porto;

  • Universidade de Aveiro.

E muitas outras instituições de ensino.


Quanto tempo demora o visto D4? Tem custos?

O prazo médio estipulado é de 60 dias, mas pode variar dependendo da forma que for feita a solicitação, juntada de documentos e muitos outros fatores.


E sim, para solicitar o visto D4 tem custos que podem variar, depende muito do seu processo e de como escolheu realizá-lo. Consulte um advogado de imigração ter certeza dos valores que serão necessários investir para obter esse visto.


Uma vantagem do visto D4 é que ele te dará possibilidade de solicitar o visto de acompanhamento de familiar para que o estudante possa trazer sua família para morar legalmente em Portugal.


Posso trabalhar enquanto estudo?

Sim, o visto D4 permite que todos os estudantes, inclusive do ensino secundário, trabalhem enquanto estudam.

_________________________________________________

Com o visto D4, morando legalmente no país por mais de 5 anos, você poderá solicitar a sua cidadania portuguesa por naturalização e se tornar, oficialmente, um cidadão europeu.

Lembrando que conteúdo é informativo e NÃO DISPENSA a consulta com um advogado de imigração e a procura por uma assessoria jurídica completa e especializada.


Por Rafaela Barbosa Advocacia Internacional

Ajudando você na sua imigração ou internacionalização de empresa e carreira.


Nossos contatos:

Whatsapp: +351 927 845 650

Instagram: @‌rafaeeelabarbosa

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page